Resposta #45 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. E natural acolher alguem novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferencia do mundo. Obrigado brasileiros."
Pronto.. depois de dias resmungando com os comentários do francês ele manda um comentário todo fofo de derreter o coração...
Acho que carioca (=quem é do Rio) é mais fechado neste aspecto, acabamos acolhendo também, quem vem de fora, mas acho que leva mais tempo, como São Paulo recebe gente de todos os cantos do mundo em quantidades bem maiores, acaba sendo mais agregador. Ponto positivo para SP!!

__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #44 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, a comida é: arroz, feijão e mais alguma coisa."

Que "mais alguma coisa" o quê!?
No Brasil é arroz, feijão, bife e batata-frita!!!

Salada... suco de fruta... queijo... pão... que nada!
Arroz, feijão, bife e batata-frita no café da manhã, no almoço e no jantar... e se bater fome de madrugada... arroz, feijão, bife e batata-frita!!!


__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #42 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, relacionamentos são codificados e cada etapa tem um rótulo: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, (ex-mulher...). Amor com rótulos."
É o tipo de coisa que entra no cotidiano das pessoas você nem percebe.... quer dizer percebe, mas não acha estranho... é mais simples para explicar em que fase do relacionamento estão

Fiquei curiosa... com será que funciona isso na França?

O cara sai com uma garota... primeiro encontro o que são? "amigos"?"Amigos" não seria um rótulo? Ou  não são nada?
Gostaria mesmo de saber como funciona....


Vamos a uma simulação: Depois de saírem algumas vezes a coisa entre o casal fica séria, os dois estão fieis um ao outro... Num happy-hour com os amigos do trabalho um homem pede o telefone da garota será que ela diz o telefone? Ou será que ela diz que tem namorado? Hummm... isso é rótulo...
Dizer que é "uma pessoa comprometida" também é rótulo...
Talvez seja melhor não dizer nada e passar o telefone.... já que não existe rótulo ninguém vai poder dizer que ela é "traidora" e nem que ele é "corno"... 

__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #41 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, as lojas, o negócios e os lugares sempre acham um jeito de se vender como o melhor. Já comi em em vários ‘melhor bufe da cidade’ na mesma cidade. Outro superativo de cara de pau é ‘o maior da América latina’. Não costa nada e ninguém vai ir conferir."
Concordo mesmo que é o limite da cara de pau, mas todos ignoram mesmo esse é o tipo de informação que ninguém registra porque pouco importa...  Você como num determinado buffet porque é o que tem por perto, ou porque gosta da comida... a informação de ser ou não o melhor da cidade deve ser para atrair a atenção dos "gringos".
Mas é outra coisa que não é privilégio do Brasil... nos Estados Unidos  me levaram no maior shopping da américa... No Zimbabwe vi a maior queda d'água da África (se não é em altura é em extensão ou em volume d'água ou em "sei lá")... em Portugal comi o melhor sorvete da cidade...

Será que só os franceses não "superlativizam" nada?



__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #40 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim, se ouvi muito: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”, e até o meu preferido: “olha só pra você ver”. Obrigado por me avisar, já tinha esquecido para que tinha olhos."
Não sei se é por conta da segunda-feira ou se é só porque o comentário é "nada haver mesmo", mas ando cada vez mais sem paciência para esse francês...
Será qua na terra dele não existe vícios de linguagem???

Atualização em 28/05/2013:
Saiu um artigo no The Economist bem mais divertido do que esse comentário do francês, recomendo clique aqui para ler.

__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #39 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, todo mundo gosta de pipoca e de cachorro quente. Não entendo." 

O que tem para entender nisso???

Eu gosto de cachorro-quente e até como pipoca, apesar de não morrer de amores...

Gosto de espinafre, beterraba, escargot, brigadeiro, panqueca, farofa, palmito, lula, queijo, arroz, batata, sorvete de creme, sushi, fois gras... vai entender, né!?
__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #38 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, quando encontrar uma pessoa, pode falar “bom dia”, mas também se fala “e ai?”. E ai o que? Parece uma frase abortada. Uma resposta correta e comum a “obrigado” e “imagina”. Imagina o que? Talvez eu quem falte de imaginação."

Nunca tinha percebido que coisas tão óbvias para quem é natural de um lugar podem parecer tão complexas para quem vem de fora...
"E ai?" não substitui "bom dia" (pelo menos não na minha terra) mais é o resumo de "E ai, tudo bem?" ou "E ai, tudo beleza?" que quer dizer exatamente a mesma coisa...
Já o "imagina" é o resumo de "imagina... não há o que agradecer.". A palavra imagina aplicada na frase, não vem do verbo imaginar, está mais ligado a pensa, julgar ou supor... numa tentativa de dizer "Está supondo erroneamente, fiz com prazer, não há o que agradecer."... reduzimos 6 palavras a 1...
__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #34 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, quando comprar tem que negociar." 

Não é o Grand Bazar em Istambul, mas você pode sempre tentar negociar um desconto se for pagar em dinheiro a vista, já que neste caso a loja não pagará as comissões de serviço das empresas de cartão, e terá o dinheiro na hora.... pode negociar para pagar em parcelas, com uma cobrança de juros...
Mas negociar para uma redução extrema do valor... nunca ouvi falar, a não ser talvez, na feira livre ou camelô.... mas nunca tentei a prática. Será que funciona?



__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #33 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, se acha tudo tipo de nomes, e muitos nomes americanos abrasileirados: Gilson, Rickson, Denilson, Maicon, etc." 

No Brasil há mesmo todos os tipos de nomes, não sei de onde nasceu tanta liberdade!!!
 O abrasileiramento dos nomes acho o menor dos problemas, tem coisas beeeem pior tipo... "Liroca, Um Dois Três de Oliveira Quatro, a composição de parte do nome da mãe com parte de nome do pai, etc...." Houve um tempo que se podia registar qualquer nome, hoje há um pouquinho (mas bem pouquinho), se o tabelião achar que o nome não é apropriado pode se recusar, os pais podem escolher outro, ou se quiserem muito o estranho nome recusado podem pedir na justiça o registro, correndo o risco de ser recusado novamente se o juiz também achar que pode colocar a criança em situações desconfortáveis no decorrer da vida... A criança precisa só torcer para o tabelião ter discernimento e pulso firme e o juiz bom gosto.
__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #32 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, pais com muita ascendência italiana, tem uma lei que se chama ‘lei do silencio’. Que mau gosto! Parece que esqueceram que la na Itália, a lei do silencio (também chamada de “omerta”) se refere a uma pratica da mafia que se vinga das pessoas que denunciam suas atividades criminais."
O Brasil tem muita ascendência italiana,  portuguesa, alemã, holandesa, japonesa, se formos nos limitar por cada diferença cultural que existe não faríamos mais nada, pois o que não ofendesse a uns seria ofensivo a outros...
Não é uma questão de esquecimento e muito menos de mau gosto, Brasil e Itália são países completamente distintos e com histórias e cultura também distintas... portanto não misture a Lei do Silêncio de um com a lei do silêncio de outro.
Pode ter certeza que a maioria agradece a existência da Lei do Silêncio!


__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.
"Ser adulto é poder fazer as merdas que você queria quando criança, em paz!"

Resposta #31 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, cada vez que ouço a palavra ‘Blitz’, tenho a impressão que a Alemanha vai invadir de novo. Reminiscência da consciência coletiva francesa..."
 Já eu cada vez que ouço a palavra 'Blitz' penso...

"Perdi meu amorrrr
No paraíííso
Dou tudo que tenho
Por um abrigo ..."

     ou então...

"Garçom uma cerveja...
        só tem chope!
Desce 2, desce mais.

       Amor, pede uma porçao de batatafrita
Ok, você venceu... batata-frita!..."




__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #29 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, não tem o conceito de refeição com entrada, prato principal, queijo, e sobremesa separados. Em geral se faz um prato com tudo: verdura, carne, queijo, arroz e feijão. Dai sempre acaba comer uma mistura de todo."
 A mistureba no prato depende do restaurante de você frequenta..., mas realmente no Brasil não temos mesmo o hábito, de entrada/ prato principal/ queijos e/ou sobremesa como faz-se na frança.... é um prato e sobremesa, e pronto... até por isso o prato não é em quantidade de cozinha francesa...
Queijo por hábito come-se no lanche... ou como aperitivo... Também não há a variedade de queijos que se come na França, uma pena... (mesmo!!!)
Agora.... me diz ai aonde servem prato principal e sobremesa num mesmo prato para que eu passe beeeeemm longe... que nojo!!


__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.



Resposta #28 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, não se assuste se estiver convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. E ‘normal’."

Fato!!
O aniversário não é para a criança, e sim para os pais... E quando mais espalhafatoso melhor, mais caro e mais absurdo melhor... se não for assim "o que que os outros vão falar!" (Sério!! Eu já ouvi isso!!)

Eu sou do tempo da mesa enfeitas com o bolo os doces feitos em casa, brindes dados às crianças tinham um custo e durabilidade descartável, gelatina no copinho, cachorro-quente, pipoca e pão de queijo... brincadeiras infantis como pega-pega e esconde esconde, e no tempo das vacas gordas teatrinho de fantoche ou mágico...  era 1, 2, 3 crianças por mãe (pai era raro), o que fazia com que tivesse mais criança que adulto.
Eram festas divertidas, descompromissadas pra fazer o dia da criança mais que especial, e eram! Talvez seja por isso que tenha me acostumado a achar o dia do meu nascimento algo tão especial que todos precisam estar felizes.


__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #26 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, esporte é ou academia ou futebol. Uma pena que só o futebol seja olímpico."
Não entendi o porquê do "uma pena", mas enfim... hoje é segunda-feira e acho que nem tem o que contra argumentar nesse assunto, por tanto fica assim e ninguém se aborrece.



__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #24 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, futebol é quase religião e cada time uma capela."

Neste ponto temos um retrocesso, afinal essa curiosidade poderia ser complemento da #10 mas tudo bem... Há um pouco de exagero, mas há mesmo quem faça do futebol uma religião, só não vamos generalizar, ok?! E cada time tem seu padroeiro que deve ficar bem atarefado com os pedidos em véspera de final de campeonato.

Só a título de curiosidade, o padroeiro do Flamengo é São Judas Tadeu, agora... não me pergunta o dos outros, porque eu não sei...

__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Não dá para não compartilhar...

É assim... tem coisas que não tem como não compartilhar... ainda mais quando você vê que a pessoa dedicou tempo trabalho e paciência para fazer algo que ficou muito legal...


 

Pode não ser o melhor cantor, mas o produto final tá show!


Espero não estar dando crédito para a pessoa errada, mas pelo que percebi é um trabalho de PerdaTotalBasil

Resposta #22 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, se produz o melhor café do mundo e em grandes quantidades. Uma pena que em geral se prepare muito mal e cheio de açúcar."
Essa eu terei que passar... do café só gosto do cheiro, não bebo nem com açúcar nem sem... acho o sabor péssimo, mas engraçado, eu tinha a impressão que fazíamos bons cafés, pelo menos nas boas cafeterias, não imagino que aquele café de padaria, que fica cozinhando o dia todo possa ser bom....

__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Que bichinho esquisito!!!!



Quando eu achava que já tinha visto tudo... tchã-nã!!! Pygmy jerboa!

Resposta #21 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, comida salgada é muito salgada e comida doce é muito doce. Ate comida é muita comida."
E num é que é mesmo...! mas isso a gente não percebe, só quando sai do país e vê que ninguém, só você, põe sal extra na comida....
Agora esse papo de comida muito doce... alow, né!? As comidas doces do resto do mundo é que não tem nada de doce... por sinal, ooooooo coisinha sem graça! O Brasil sim é que sabe fazer uma boa sobremesa.

Resposta #20 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, não falta espaço. Falam que o pais tem dimensões continentais. E é verdade, daria para caber a humanidade inteira no Brasil. Mas então se tiver tanto espaço, por que é que as garagens dos prédios são tão estreitos? Porque existe até o conceito de vaga presa?"
kkkkkkkkk.... acredita que eu não tinha lido essa até agora?! Acho que chegou num ponto da minha "leitura dinâmica" que passei...
Mas vamos aos fatos... apesar de termos dimensões continentais temos restrições de uso do nosso próprio espaço... vai derrubar uma arvorezinha para ver o que os ativistas ambientais, a comunidade internacional, enfim... temos espaço mas não temos... e ainda bem!!
Agora que as garagens são pequenas...  bom nunca tinha reparado... no meu prédio é normal, para um carro normal... Meu carro é normal então não percebo. Mas os carros também tem crescido, estão enormes, eu lembro que num prédio que morei havia uma restrição para o tipo de carro que podia estacionar na garagem, aqueles "com frustrações" que compravam jeepes enormes para compensar... tinham que se contentar em estacionar na rua.

 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #19 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, novela é mais importante do que cinema. Mas o cinema nacional é bom.

No Brasil a produção de novela é muito mais antiga e desenvolvida que o cinema...

A uns 25 atrás o Brasil praticamente não havia produção cinematográfica, haviam uma ou outra produção de qualidade duvidosa, muita nudez desnecessária, som péssimo, fotografia ainda pior, até que começaram a aparecer uns melhorezinhos.
No inicio dos anos 90, com a Lei de Incentivo a Cultura as coisas começaram a mudar e o cinema, começou a ganhar seu espaço, o trauma da péssimas produções ainda subsiste mas a cada dia perde espaço para novas e boas produções.


 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #17 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, a palavra “aparecer” em geral significa, “não aparecer”. Exemplo: “Vou aparecer mais tarde” significa na pratica “não vou não”."
Essas curiosidade podia bem ter sido colocada junto com a número 15... é fato! e está na mesma categoria do "Vamos marcar!" e nunca mais se encontrarem. Ou ainda perguntar "Tudo bem?" sem realmente estar profundamente interessado no bem estar da pessoa a quem é dirigida a pergunta.
É um costume realmente estranho, mas já está tão integrado no dia-a-dia, que as pessoas já leem nas entrelinhas do que realmente está sendo dito.



 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #16 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, e comum de conhecer alguem, bater um papo, falar “a gente se vê, vamos combinar, ta?”, e nem trocar telefone."
Isso é clássico... os próprios brasileiros fazem piada com a situação...
No Rio é assim... "Po.. vamos marcar um chopp!!!.... mas chopp sério! Nada de chopp de carioca..."
E ainda assim, a probabilidade do chopp sair é pouca mesmo


 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Dance like nobody’s watching.


Resposta #15 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, a política não funciona só na dimensão esquerda - direita. Brasil é um pais de esquerda em vários aspectos e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia pra outro quase sem aviso. Tem uma diferencia enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salario minimo é bastante comum, e ganhar o salario minimo ainda mais. As crianças de classe media ou alta estudam quase todos em escolas particulares, as igrejas tem um impacto muito importante sobre decisões politicas. E de outro lado, existe um sistema de saúde publico, o estado tem muitas empresas, tem muitos funcionários públicos, tem bastante ajuda para erradicar a pobreza em regiões menos desenvolvidas do país. O mesmo governo é uma mistura de política conservadora, liberal e socialista."

Isso sim é que é resumir em poucas palavras a estrutura política de um Estado.

Só corrigiria 2 pontos:
- As igrejas são muitas vezes usadas como argumento para fins políticos, muito em parte por políticos usarem a imagem da igreja para angariar votos e favores.
- Tem bastante ajuda para amenizar a pobreza, usando politicas paternalistas que buscam resultados a curto prazo, sem preparar a população para "andar com os próprios pés" como se o Estado tivesse condições de aguentar essa carga financeira por toda a eternidade...

 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Resposta #14 para as Curiosidades Brasileiras:


"Aqui no Brasil, a música faz parte da vida. Qualquer lugar tem musica ao vivo. Muitos brasileiros sabem tocar violão embora que não consideram que toquem se perguntar pra eles. Tem músicos talentosos, mas não tantos tocam as musicas deles. Bares estão cheios de bandas de cover."
Acho que estou ficando meio sem paciência de responder as curiosidades... até porque tem curiosidades que são realmente mera curiosidade, como essa... brasileiro gosta mesmo de música, ponto-final.

Musica faz parte da vida do brasileiro, nos bons e nos maus momentos...



 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.