Resposta #38 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, quando encontrar uma pessoa, pode falar “bom dia”, mas também se fala “e ai?”. E ai o que? Parece uma frase abortada. Uma resposta correta e comum a “obrigado” e “imagina”. Imagina o que? Talvez eu quem falte de imaginação."

Nunca tinha percebido que coisas tão óbvias para quem é natural de um lugar podem parecer tão complexas para quem vem de fora...
"E ai?" não substitui "bom dia" (pelo menos não na minha terra) mais é o resumo de "E ai, tudo bem?" ou "E ai, tudo beleza?" que quer dizer exatamente a mesma coisa...
Já o "imagina" é o resumo de "imagina... não há o que agradecer.". A palavra imagina aplicada na frase, não vem do verbo imaginar, está mais ligado a pensa, julgar ou supor... numa tentativa de dizer "Está supondo erroneamente, fiz com prazer, não há o que agradecer."... reduzimos 6 palavras a 1...
__________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Um comentário:

  1. De certeza que em francês também há dessas, e ele também não percebe, assim como nós... hehehe. Mas eu acho engraçado me dar conta das nossas estranhezas.

    ResponderExcluir