Resposta #15 para as Curiosidades Brasileiras:

"Aqui no Brasil, a política não funciona só na dimensão esquerda - direita. Brasil é um pais de esquerda em vários aspectos e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia pra outro quase sem aviso. Tem uma diferencia enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salario minimo é bastante comum, e ganhar o salario minimo ainda mais. As crianças de classe media ou alta estudam quase todos em escolas particulares, as igrejas tem um impacto muito importante sobre decisões politicas. E de outro lado, existe um sistema de saúde publico, o estado tem muitas empresas, tem muitos funcionários públicos, tem bastante ajuda para erradicar a pobreza em regiões menos desenvolvidas do país. O mesmo governo é uma mistura de política conservadora, liberal e socialista."

Isso sim é que é resumir em poucas palavras a estrutura política de um Estado.

Só corrigiria 2 pontos:
- As igrejas são muitas vezes usadas como argumento para fins políticos, muito em parte por políticos usarem a imagem da igreja para angariar votos e favores.
- Tem bastante ajuda para amenizar a pobreza, usando politicas paternalistas que buscam resultados a curto prazo, sem preparar a população para "andar com os próprios pés" como se o Estado tivesse condições de aguentar essa carga financeira por toda a eternidade...

 __________
Chegou agora e quer saber como esse papo começou? Clique aqui e entenda.

Um comentário:

  1. Eu ia mesmo agora falar da igreja, porque nem acho que influencia tanto assim, mas daí tá rolando aquele esquema do Marcos Feliciano agora, então, nem sei mais nada.

    ResponderExcluir